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27-07-2012

Estudo revela melhoria no atendimento no Posto de Saúde do Troviscal



O atendimento no Serviço de Saúde do Troviscal, segundo um estudo efetuado pelo Grupo de Utentes do Serviço Público de Saúde do Troviscal, foi o único serviço de saúde do concelho que obteve uma melhoria. O estudo teve por base um inquérito que foi realizado, na última semana de junho, aos utentes dos serviços de saúde do concelho.

De acordo com os dados recolhidos, o Posto de Saúde do Troviscal melhorou o atendimento, facto que estará diretamente relacionado com o afastamento dos utentes, devido ao aumento das taxas e ao fraco poder económico de parte da população.

Na Palhaça, os utentes consideram que o serviço mínimo mantém uma boa prestação, enquanto que em Oiã foi registada uma sobrecarga de utentes nos serviços. Os profissionais fazem um grande esforço físico e familiar para combater a falta de médicos, já que cada clínico tem a seu cargo perto de 2 mil ou mais utentes.

Indignação. João Sousa, do Grupo de Utentes do Serviço Público de Saúde do Troviscal, refere que “se nota uma certa indignação, pelo facto de não existir um serviço de urgência básico, ou seja, para pequenas cirurgias”.

Em Oliveira do Bairro, regista-se uma demora nas consultas, exames e atendimento local. No atendimento complementar, pelo facto de só poderem ser atendidos 12 utentes, em determinados dias, formam-se filas de utentes à espera de serem atendidos.

Pelas contas feitas pelo Grupo de Utentes, no concelho de Oliveira do Bairro, faltam pelo menos três médicos e material necessário ao bom funcionamento dos serviços.

O estudo já foi dado a conhecer ao presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro. O Grupo de Utentes alerta que “a autarquia oliveirense está em dívida com a população da vila do Troviscal, devido às obras de melhoramento do exterior da Unidade de Saúde Familiar”.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt


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